Pesquisadores

Pesquisadores

Orientador/Supervisor

Prof. Dr. Adroaldo José Zanella

Lattes

adroaldo.zanella@usp.br

Medico Veterinário pela PUC/RS, Uruguaiana (1983). Trabalhou no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desiderio Finamor (1983-1987). Durante breve período na EMATER-ACARESC (1987), trabalhou com suinocultura ao ar-livre. Doutorado em Bem-Estar Animal pela Universidade de Cambridge, Reino Unido (1992). Durante o doutorado estudou indicadores de bem-estar animal em suínos, em particular com mudanças no sistema de opióides endógenos no cérebro, que estão ligadas a transtornos psiquiátricos em seres humanos concluindo que o comportamento repetitivo anormal está associado com mudanças no sistema de opióides. Pós-doc na Ludwig-Maximilians-Universität München (Alemanha, 1992-1996), com particular ênfase para o desenvolvimento de métodos não invasivos para a mensuração de estresse em diferentes espécies de animais domésticos e selvagens. Demonstrou que suínos em situação de isolamento social têm comprometimento no sistema nervoso central, em particular nos opióides endógenos. Em 1996, criou o Programa de Comportamento e Bem-Estar Animal na Michigan State University, um dos mais influentes do mundo, obtendo experiência adicional na área de ensino na graduação e pós-graduação. Estudou os fatores ambientais e o impacto dos mesmos na capacidade dos animais em se ajustar as situações de dificuldade. Seu trabalho sobre o efeito da desmama antes dos 21 dias no aumento da agressão em suínos e o comprometimento dos processos de memória, foi um marco para a pesquisa de bem-estar animal. Estudou atitudes em relação ao bem-estar animal e dor em bovinos leiteiros. Em 2006, assumiu a cátedra de bem-estar animal na Norwegian School of Veterinary Science em Oslo, Noruega, onde criou o programa de ensino e pesquisa em bem-estar animal. Na Noruega estudou o impacto das interações humano-animal no período pré-natal e na organização do cérebro em cordeiros. Desenvolveu protocolos de avaliação de bem-estar e estudou problemas comportamentais em suínos. Em 2011 assumiu a cátedra de bem-estar e saúde animal no Scotlands Rural College (SRUC) em Edimburgo. No SRUC coordenou o projeto AWIN (www.animal-welfare-indicators.net), financiado pela União Europeia, para desenvolver protocolos científicos de avaliação de bem-estar animal. Em julho de 2013 foi contratado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo como professor de bem-estar animal. Em 2018 recebeu da World Veterinary Association Animal Welfare Award o prêmio de Bem-Estar Animal por seus trabalhos no continente americano e a Medalha do Cinquentenário da Policia Militar do Estado de São Paulo através do Comando de Policiamento Rodoviário por seus trabalhos relacionados aos estudos sobre prevenção e procedimentos operacionais padrão em acidentes com animais nas rodovias.

Pós-Doutorado

Germana Vizzoto Osowski

Lattes

germanav.osowski@usp.br

Pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (FMVZ/USP). Pesquisadora visitante do Laboratoire d’Anthropologie Sociale (Collège de France/EHESS/CNRS) durante pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná (PPGCV/UFPR). Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (PPGS/UFSCar), com doutorado sanduiche na École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS) e estágio cientifico no Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD). Pesquisadora do Centro de Estudos Comparativos em Saúde, Sustentabilidade e Bem-Estar (CECSBE/USP). Foi bolsista da CAPES durante o pós-doutorado no exterior e durante o doutorado (no Brasil e na França). Bolsista da FAPESP no mestrado e no programa Mídia-Ciência. Possui graduação em Comunicação Social (bacharelado em Jornalismo) pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e especialização em Jornalismo Científico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência nas áreas de Sociologia (com ênfase em Sociologia Rural, Ambiental e Econômica), relações humano-animais e Comunicação (ênfase em Jornalismo Científico, Agrícola, Econômico).

Denis Sato

Lattes

denissato@usp.br

Médico veterinário pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); Mestre pela Faculdade de Engenharia de Alimentos e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FZEA/USP – dissertação) e Doutor pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP – Tese). Pós-doutorando pela FMVZ/USP em parceria com Oxford University em uma pesquisa sobre biodiversidade, doenças emergentes, bem-estar animal e sustentabilidade da cadeia produtiva de bovinos de corte. Trabalho com visão computacional, aprendizado de máquina, modelagem e impressão 3D, produção e bem-estar animal.

Doutorado

Leandro Sabei

Lattes

sabei_le@usp.br

Gestor Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2011) e Zootecnista pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão (2017). Mestre em Ciências (2020) e atualmente doutorando pelo programa do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Interesses de pesquisa na área de comportamento animal, programação fetal e epigenética.

Érika Lage de Macedo

Médica Veterinária formada pela Universidade Federal do Piauí- UFPI (2005). Mestre em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG (2008). Estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia Experimental aplicada às Zoonoses do VPS/FMVZ/USP sob orientação do Prof. Dr. Prof. Dr. Adroaldo José Zanella. O projeto de doutorado tem como foco o ensino de bem-estar animal nos cursos de graduação em Medicina Veterinária do Brasil. Interesses na área de bem-estar animal, ensino, legislação e avaliação do ensino superior, desenvolvimento de competências.

Ana Carolina Dierings Montechese

Médica-veterinária pela FMVZ/USP e doutoranda no CECSBE, com pesquisa focada na investigação da relação entre o desenvolvimento inicial e a resiliência emocional através de métodos não-invasivos utilizando cavalos como modelo experimental.

Márcia I. Grapéggia Zanella

Lattes

marcia.zanella@usp.br

Economista, Ms Master Business Admin. (Edinburgh Napier University) e atualmente é doutoranda na FMVZ/VPS/USP . Realiza pesquisas voltadas à extensão e educação. Com o objetivo de “Desenvolver e validar protocolos eficazes e adequados para transferência de informação para produtores rurais em um modelo de educação não formal”. No CECSBE, colabora nos projetos de IC e Extensão:  “Um Planeta, Uma Saúde, Um Bem-Estar”, com 4 alunas de Pré-Iniciação do ensino médio em uma escola pública de Pirassununga, com pesquisas voltadas a Sustentabilidade, levando conhecimento sobre educação Ambiental.  Dentro do projeto foi oferecido o “I Curso sobre Educação para Sustentabilidade: Público-alvo: professores do Ensino Fundamental I e II”.   Colabora no projeto “Abandono Zero”, com 4 alunas de Iniciação Científica da USP, com ensino e aprendizagem para alunos do ensino Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio de escolas públicas do município de Pirassununga, realizando atividades educativas  sobre  noções prévias de comportamento e conscientização sobre bem-estar animal, posse responsável e relação humano-animal, abordando temas como guarda responsável, zoonoses, linguagem corporal, vacinação de cães e gatos buscando a diminuição do abandono de animais com intervenção teórica e prática.

Gabriel Carrera Lencioni

Médico veterinário pela Universidade de São Paulo, doutorando no CECSBE-USP. Realizo pesquisas na área de comportamento e bem-estar de equinos, voltadas especificamente para identificação de dor e estados emocionais utilizando métodos inovadores e de inteligência artificial.

Dinael Carlos Martins

Possui graduação em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (1993) e graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (1998). Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal (1999) Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Polícia Militar do Estado de São Paulo (2012), Pós-graduando em Criminologia, Política-Criminal e Segurança Pública (2014). Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Polícia Militar do Estado de São Paulo (2015). Doutorando em Epidemiologia Experimental aplicada à Zoonoses pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (2023). Com larga experiência na área de Administração, com ênfase em Policiamento Ostensivo de Trânsito e Policiamento Ambiental.

Mestrado

Tauana Maria Carlos Guimarães de Paula

É zootecnista pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2021), mestranda no programa de Pós-Graduação (PPG) em Epidemiologia Experimental aplicada às Zoonoses da FMVZ, sob a orientação do professor doutor Adroaldo Zanella. Além disso, sou integrante do CECSBE, Centro de Estudos Comparativos em Saúde e Bem-Estar Animal. O meu projeto de pesquisa é desenvolver um sistema de visão computacional para detecção automática de claudicação em porcas utilizando o banco de imagens-vídeo que foi criado na suinocultura da prefeitura no Campus Fernando Costa e na suinocultura comercial TOPGEN em Jaguariaíva/PR, a equipe que realizou a montagem dos cenários e as filmagens foi eu, Dra. Marisol Sarmiento, Msc Leandro Sabei e Júlia Silvestrini. Este projeto está sendo realizado em parceria com o Laboratório de Instrumentação e Controle (LICon) do grupo de pesquisa, ensino e exteno, Robótica e Automação para Engenharia de Biossistemas – RAEB, FZEA, sob a orientação do meu co-orientador professor e doutor Rafael Vieira de Sousa. Além do apoio financeiro da empresa de nutrição Zinpro.

Marco Aurélio Pereira de Almeida

Médico Veterinário, Administrador de Empresas, Ms em Administração e mestrando na USP-VPS-CECSBE com estudo de alterações epigenéticas no sistema locomotor de frangos com impacto na avicultura industrial. Atuação na iniciativa privada em multinacional de melhoramento genético de aves, suínos, salmonídeos e camarões.

Gustavo Campos Bueno Dias

Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente mestrando no CECSBE-USP. Atua na área de escolha de cópula, comportamento reprodutivo, e fitness reprodutivo utilizando ovinos como modelo experimental.

Melina Dutra Estevão de Oliveira

Pedagoga, psicopedagoga, professora de Ensino Fundamental I e aluna de mestrado no Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP). Realiza pesquisas voltadas à Sustentabilidade com alunos do Ensino Fundamental I, desenvolvendo estratégias de ensino e aprendizagem para estudantes sobre educação alimentar e  educação ambiental, preconizando processos de aprendizagem nos quais os alunos possam viver momentos de investigação e serem sujeitos de seus próprios conhecimentos.

Iniciação Científica

Ana Vitória Furtado de Faveri

 

 

Graduanda em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo, campus Fernando Costa (FZEA/USP) e bolsista do Programa Unificado de Bolsas (PUB), participando do Projeto Abandono Zero. Dentro do projeto, desenvolvi atividades em parceria com a escola municipal EMEF CAIC Dr. Eitel Arantes Dix, sendo que o objetivo foi ensinar os estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental sobre como melhorar a relação humano-animal, trabalhando temas como guarda responsável, zoonoses e bem-estar animal. Além disso, participei da elaboração das postagens do Abandono Zero para o Instagram, com o objetivo de levar informação sobre diferentes temas que envolvem os animais e sua relação com as pessoas para diferentes públicos.

André Luiz Gama Nogueira

 

 

Sou graduando em Zootecnia pela Universidade de São Paulo, campus Fernando Costa. Tenho interesse na mitigação de conflitos que envolvam a fauna silvestre e humanos, com foco em atingir a coexistência entre espécies. Trabalhei na área de Ecologia de Estradas, onde descobri um método que pode prevenir a atração das capivaras para as rodovias. Atualmente estou estudando o motivo da presença de um grupo de 31 capivaras em uma via de circulação de veículos do campus Fernando Costa, sendo financiado pelo CNPq com uma bolsa de Iniciação Científica. Também estou focado na questão ambiental envolvendo a produção de bovinos no Brasil, para entender como os métodos de produção animal afetam a biodiversidade e abundância de fauna da região.

Milena Schempp Consorti

 

 

Graduanda em Medicina Veterinária pela FZEA-USP. Atualmente faço   Iniciação Científica no VPS-CECSBE com foco no estudo de resiliência da prole de equinos e comportamento lúdico de potros.

Ingrid Antunes Ribeiro

 

 

Graduanda em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo. Sou estagiária voluntária do CECSBE e aguardo resultado da bolsa PIBIC em relação a um projeto de iniciação científica sobre a influência da dor durante a gestação no comportamento de caudofagia em suínos.

Ana Paula Taroso

 

 

Graduanda em Medicina Veterinária na FZEA-USP e bolsista do Programa Unificado de Bolsas (PUB), fazendo parte do Projeto Abandono Zero. Durante esse ano, realizei atividades junto à escola E.E Coronel Franco, onde os alunos receberam um conteúdo a respeito de bem-estar de cães, linguagem corporal e noções de problemas comportamentais e adestramento. O nosso principal objetivo foi ensinar esse conteúdo para diminuir o número de acidentes, como mordidas e arranhões. No próximo semestre, realizarei um intercâmbio na Virginia Tech, nos Estados Unidos, continuando o estudo a respeito de linguagem corporal de cães e bem-estar de cães.

Thainara Lopes

 

 

Graduanda em Medicina Veterinária pela FZEA/USP e bolsista do Programa Unificado de Bolsas (PUB), participando do projeto “Fenótipos Robustos”. O foco da minha pesquisa é investigar os fatores que compõem a resiliência emocional de equinos, através da exposição a estressores e avaliação das respostas individuais relacionadas à familiarização prévia com situações potencialmente estressantes.

Nicolle de Souza Bueno Santos

 

 

Graduanda em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo. Atualmente sou bolsista PUB no projeto “Bibliotecas e Cenários Virtuais, Interativos, para Ensino de Bem-Estar Animal”, onde atuo principalmente na elaboração e administração do Site Animal Welfare Science HUB, um repositório de recursos para ensino, pesquisa e extensão em bem-estar animal. Nosso objetivo é que o site seja um grande portal global na área de bem-estar animal. Na elaboração do site, pude criar materiais educacionais que auxiliam estudantes da área de medicina veterinária nos diversos conteúdos referentes à área de bem-estar. Além da área educacional e de divulgação científica, possuo grande interesse em pesquisa, com enfoque em animais de importância em saúde para os seres humanos (roedores, serpentes, aracnídeos, suínos, etc.). Principalmente em pesquisas que possam integrar a área de bem-estar animal e etologia destinados a esses animais de pesquisa. Outra grande área de interesse são as novas biotecnologias que estão surgindo, como o Xenotransplante, Clonagem e Transferência de Embriões. Onde no próximo semestre irei realizar meu estágio obrigatório no Instituto Butantan na área de Produção e Atividade Biológica dos Venenos de Serpentes, e também na empresa XenoBr na área de Xenotransplante com Suínos ,Genética e Clonagem Animal.

Mirela Soares Vilioti

 

 

Graduanda do sexto período em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ – USP). Faço parte do CECSBE desde 2021, onde pude participar de duas bolsas PUB. Nas duas bolsas pude participar da construção ativa de cenários virtuais que podem ser utilizados como metodologia ativa de bem-estar animal. Também construímos juntos o HUB para bem-estar animal. Participamos do SIICUSP com nosso projeto e passamos para a fase internacional. Atualmente, estou auxiliando a aluna de mestrado Tauana na construção do banco de imagens e construção de labeling para vídeos de porcos com claudicação, com objetivo de construir um sistema de inteligência artificial capaz de detectar animais com tal problema. Além disso, o CECSBE me proporcionou incontáveis experiências culturais, acadêmicas e sociais que são sumamente importantes para a formação.

Visite nossas Redes Sociais!!!

Adicione o texto do seu título aqui